Artistas #31 – Mike Deodato Jr

***Não esqueçam de comentar este post, curtir o facebook e seguir o twitter! Abraço!

Mike Deodato (Campina Grande, 23 de maio de 1963), por vezes creditado como Mike Deodato Jr., é o pseudônimo do profissional brasileiro de histórias em quadrinhos Deodato Taumaturgo Borges Filho.

Deodato se tornou quadrinista influenciado pelo seu pai, Deodato Borges, que lhe ensinou a desenhar e foi quem lhe apresentou primeiramente os trabalhos dos mestres Will Eisner, Burne Hogarth e outros. Seu pai era jornalista, radialista, roteirista além de quadrinista, criador do personagem “Flama” nos idos de 1963. Surgido nas novelas de rádio, o personagem foi um dos primeiros a aparecer em revistas em quadrinhos publicadas no Nordeste brasileiro.

Aos 15 anos, em fins da década de 1970 lançou sua primeira revista independente de HQ de seu personagem, o Ninja, em parceria com José Augusto (roteiro), em formato de fanzine.

Nos anos 80 publica regularmente charges e cartuns em jornais da Paraíba até lançar o personagem “Carcará”. Na mesma década publica uma revista tamanho gigante – a semelhança das edições de fim-de-ano dos gibis americanos – “3000 Anos Depois”, uma saga de ficção científica. Logo depois lança “A História da Paraíba” em quadrinhos.

Deodato acontece para o mundo depois de desistir do curso de comunicação pela UFPB, e participar do XIII Salão Internacional de Angoulême, na França. A partir daí, ao mesmo tempo em que trabalha como diagramador e desenhista nos jornais paraibanos, publica trabalhos na Europa (Bélgica, França e em Portugal).

Na década de 1990, desenha “Lost in Space” e “Beauty and the Beast”, pelo selo de quadrinhos americano Innovation Comics, sendo estas baseadas em séries de TV. Desenhou ainda “Miracleman Triumphant”(com Fred Burke no roteiro) pela editora Eclipse, e “Hibrides”, com arte-final de Neal Adams, um monstro sagrado dos quadrinhos, na Editora Continuity do próprio Neal Adams.

Se tornou conhecido no mercado americano e mais ainda no brasileiro ao desenhar em 1994 a “Mulher-Maravilha” (DC Comics). Antes, em 1992, ele já tinha feito um trabalho para a Malibu Comics (Santa Claws, conhecido como “Noite Mortal” no Brasil). Contratado pela Marvel Comics, ele ilustraria vários heróis conhecidos tais como “Os Vingadores”, “Thor”, “Hulk”, além da revista mensal de “Elektra” dentre muitos outros. Pela Image Comics desenhou Glory, personagem cuja série foi publicada no Brasil pela Editora Abril.

O traço “clássico” de Deodato (como o de contemporâneos como Jim Lee ) além de lembrar ilustres antecessores (Frank Frazetta, Neal Adams, Will Eisner) tem um domínio do claro-escuro digno de nota, seja em preto-e-branco ou colorido (vide o site Glass House Graphics, em Mike Deodato).

O traço “comics” de Deodato, apesar de ter a agilidade típica dos quadrinhos norte-americanos, tem influência de grandes desenhistas “comics” como Carmine Infantino, Gil Kane e Sal Buscema, passeia entre a caricatura e o desenho estilizado-realista de artistas mais novos, como George Pérez (vide “Omelete entrevista Deodato Jr”, em “Proposta de Deodato para o homem-morcego” e “Wonder Woman”).

Alguns de seus trabalhos:

  • DC Comics
    • Batman #570
    • Flash (vol. 2)
    • Wonder Woman (vol. 2) #85, 90-100
  • Marvel
    • Amazing Spider-Man #509-528
    • Os Vingadores #384-402
    • Pantera Negra (vol. 3) #11-12, 23 (capa)
    • Bullseye: Greatest Hits #1-5 (capa)
    • Elektra #1-19
    • Fury: Peace Maker #1 (capa)
    • Hulk (vol. 3) #60-74
    • Marvel Comics Presents #3
  • Image
    • Glory (Image Comics/Maximum Press)
    • Jade Warriors (Image/Avatar)

Fonte: Wikipedia

Fonte: sombrinycomics.blogspot.com

Fonte: sombrinycomics.blogspot.com

Fonte: mikedeodatojr.deviantart.com

Fonte: mikedeodatojr.deviantart.com

Fonte: mikedeodatojr.tumblr.com

Fonte: mikedeodatojr.tumblr.com

Fonte: garotadosquadrinhos.blogspot.com

Fonte: garotadosquadrinhos.blogspot.com

Fonte: pipocatv.com.br

Fonte: pipocatv.com.br

Fonte: pipocaenanquim.com.br

Fonte: pipocaenanquim.com.br

Fonte: quadrinhomaster.blogspot.com

Fonte: quadrinhomaster.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s