Psicose (1960)

***Texto escrito pelo colaborador Anderson. Não esqueçam de comentar este post, curtir o facebook e seguir o twitter! Abraço!

Considerado por críticos um dos melhores filmes da história, Psicose (Psycho) se tornou um clássico do suspense. Além de sua história intrigante, quem assina a direção é nada mais, nada menos que um dos melhores diretores da história: Sir. Alfred Hitchcock! Para quem não o conhece, ele é responsável por dezenas de filmes do gênero suspense, sua especialidade. Em sua época, a maioria dos seus filmes foram aclamados pela crítica, e até hoje algumas de suas obras são consideradas clássicas. Abaixo, algumas imagens desse senhorzinho tocando bateria com ossos (humanos?) que acabou falecendo em 1980:

Fonte: theselvedgeyard.wordpress.com

Fonte: theselvedgeyard.wordpress.com

Pois bem, o filme é baseado em um romance de Robert Bloch, que logo após seu lançamento, teve a maioria de suas unidades compradas por Alfred Hitchcock! Sim, o diretor resolveu comprar todos os livros á venda para que os leitores não pudessem saber o final, portanto, reservando o suspense para seu próximo filme. Feito isso, ele resolveu filmar todo o longa em preto em branco, apesar de já existirem filmes coloridos. Ele filmou assim porque algumas cenas ficariam muito chocantes para o público. A maioria das cenas do filme se passam em um motel a beira de uma estrada quase deserta, o “Bates Motel”. Algumas imagens do local sombrio:

Nesse motel, acontecem algumas mortes por um assassino (a) um tanto quanto esquisito (a). No início, não sabemos ao certo se se trata de um homem ou uma mulher, pois os únicos suspeitos são Norma Bates, a dona do motel, e Norman Bates, seu filho… O filme gira em torna da busca da identidade do assassino, e o motivo para tal. Algumas cenas se tornaram clássicas, como o assassinato da moça loira na banheira, acompanhada por uma trilha sonora de arrepiar:

Para não estragar o suspense, só posso revelar essa morte, a qual dá início ao suspense “Quem matou a moça loira?”. O sucesso foi tão grande, que Psycho teve mais 3 sequências: Psycho II (1983), Psycho III (1986), Psycho IV (1990) e teve também um criticado remake, Psycho (1998). Atualmente, o universo de Psycho está sendo representado na interessante série Bates Motel, produzida pela Universal Television. Esta série mostra os acontecimentos anteriores ao filme de Hitchcock, mas de uma maneira contemporânea. Algumas imagens da série:

Fonte: tvlistings.zap2it.com

Fonte: tvlistings.zap2it.com

É altamente recomendável que, antes de assistir a nova série, que está em sua primeira temporada, se assista pelo menos ao primeiro filme Psycho (1960). Pra quem tiver um tempo a mais, é recomendável que assista á todos os filmes da série, pois, apesar das continuações não terem a autoria de Hitchcock, não deixam de ser interessantes.

E por último, outro dado interessante! Foi realizado um filme sobre o diretor Alfred Hitchcock, o qual é representado pelo ator Anthony Hopkins, o famoso canibal do filme Hannibal! O filme é interessante, pois nos conta os bastidores e problemas da realização do clássico Psycho (1960). Algumas imagens do filme Hitchcock (2012):

Fonte: cinefillebookeeper.blogspot.com

Fonte: cinefillebookeeper.blogspot.com

Por todas essas produções citadas acima, é recomendável que se assista a Psicose, ou Psycho (1960)! Trailer do filme:

O tema principal foi composto por Bernard Hermmann.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s