O Planeta dos Macacos (1968)

Inaugurando a seção Pipoca do blog, com um texto sensacional do colaborador Anderson!

O Filme Planeta dos Macacos de 1968, é um clássico da ficção científica, representação cinematográfica do romance francês “La planète des singes”, escrito por Pierre Boulle. A história do filme gira em torno de uma tripulação de astronautas que partem da terra para o espaço sideral a fim de confirmar a teoria de um físico. Segundo o estudioso, se a nave conseguisse ultrapassar a velocidade da luz durante a viagem, seria capaz de transportar os tripulantes para o futuro. Após alguns meses de viagem, a nave sofre uma turbulência e acaba fazendo um pouso forçado em um planeta desconhecido. Os 3 tripulantes que sobreviveram a queda começam então a explorar o planeta, que assemelha-se a um deserto da terra, mas que possui oxigênio e água.

Após algum tempo de caminhada, eles se deparam com seres humanos, mas esses são diferentes. Eles se vestem de forma primitiva, e não possuem a capacidade de falar. De repente, esse grupo de seres humanos começa a correr desesperadamente, pois estão sendo caçados por criaturas montadas em cavalos. Os tripulantes da nave percebem, então, que as criaturas que estão caçando os humanos são macacos vestidos, armados e com a capacidade de se comunicarem! A partir daí, a história do filme se desenrola e caminha para um final surpreendente! O planeta dos macacos se tornou um clássico devido ao seu final marcante, e também pela qualidade da maquiagem utilizada para a caracterização dos macacos. Atualmente não é algo tão realístico de se ver, mas pelos recursos da época, ficaram ótimos!

Dizem que foi um filme tão original para época, que acabou abrindo alas para a saga STAR WARS. Esse filme foi o primeiro de 7 filmes já realizados baseados no romance do Pierre Boulle. A sequência original é de 4 filmes: O Planeta dos Macacos – (1968); De Volta ao Planeta dos Macacos – (1970); A fuga do Planeta dos Macacos – (1971); A conquista do Planeta dos Macacos – (1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos – (1973). Após esses 4 primeiros filmes, houve também uma série de TV produzida em apenas 1 temporada no ano de 1974. Em 2001, Tim Burton, O diretor de Batman (1989), resolveu fazer uma refilmagem do primeiro filme, mas com alterações no roteiro. Em 2011, foi lançado nos cinemas o Planeta dos Macacos, A Origem. Nesse filme mais recente, nos foi mostrada uma versão do começo de tudo. Além disso, os macacos desse filme não são homens maquiados, e sim, computadorizados. Abaixo, uma mostra da capacidade atual de efeitos especiais.

Já está confirmada uma continuação para o filme de 2011, mas que não terá relação com os 4 filmes clássicos da década de 1970.

A mensagem do filme de 1968 é bastante interessante e atual porque é uma crítica ao modo que as sociedades se enfrentam em guerras e batalhas. Pra quem gosta de filmes de ficção, O Planeta dos Macacos de 1968 é uma ótima opção!

Se gostou, comente o post, curta o facebook e siga o twitter! Nos vemos por aí!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s