Sentimento – Independente

Como você definiria um sentimento? Esta HQ nos apresenta a três significados diferentes, mas todos remetem a uma só coisa: a sensação que cada um deles nos provoca. Sentimento é composto por três partes: Toquei Um Coração, Olhos De Gato e Meu Tempo Já Passou. Com texto (poema) de Adams Damas, e arte de Alexandre Damas.

Palavras causam diferentes reações em nós. Em alguns casos, simples versos são capazes de conquistar a garota que você conheceu. A primeira parte de Sentimento traz um quê de amor verdadeiro, desinteressado dos materialismos de hoje. Às vezes, aquele poema tímido mas sincero, pode ser a melhor declaração para sua amada.

O traço fino de Alexandre Damas só vem a acrescentar no clima criado pelo poema de Adams Damas. A edição impressa é em preto, branco e escala de cinza, porém no site da dupla é possível conferir algumas dessas páginas coloridas com aquarela. Arte de primeira.

Hippies me encantam. Sua cultura “de bem” com a vida é sensacional. Ainda mais quando uma hippie maravilhosa é a figura da segunda parte de Sentimento. A sensação passada aqui é a de desejo. Uma moça de pele alva junto de uma Kombi da Volks me deixou apreensivo. Afinal, como alcançar tal garota que tem a liberdade em quatro rodas?

O poema de Adams se encerra comparando os olhos da moça, com os olhos de um gato. Uma gata tranquila, mansa, mas que não se deixa levar por carinhos fáceis. Uma gata independente que quase não precisa de ajuda.

Servir de maneira forçada o exército talvez seja umas piores coisas que exista. O protagonista da terceira parte de Sentimento vive contando as horas no campo de batalha: quando poderá voltar para os braços de sua família? Enquanto os dias passam no Vietnã, sua vida permanece a mesma dos primeiros dias em que pisou no campo de batalha.

Belíssima homenagem feita ao fotógrafo Horst Faas, que tirou fotografias marcantes da Guerra do Vietnã, de 1957 a 1975. Desafio vocês a encontrarem as referências no meio desta história. O desenho de Alexandre consegue captar toda a densidade do conflito travado na época.

A primeira edição possui uma dedicatória a esposa de Alexandre Damas, e outra muito bonita para uma moça que gostou do poema de Adams. Nas partes dois e três, as introduções funcionam de uma maneira estranha, que te faz compreender o texto.

Além das edições “simples”, foi publicada uma edição especial de Sentimento que compila as três partes da história. Com uma capa bonita, em um cartão meio prateado, o conteúdo é o mesmo. Porém, é legal ver as edições simples por causa da arte colorida em aquarela das capas, contracapas.

Vale a pena ler? Sim. Recomendo muito. O fanzine por si já é suficiente para deixar um leitor de quadrinhos curioso, mas devido a seu poema, pode acertar em cheio um público menos acostumado com a narrativa em quadros. Não sou nenhum especialista, mas o poema de Adams é muito bem escrito, e o traço de Alexandre é o casamento perfeito para o texto.

Música-tema: Blitz – Só o Amor. “Só o amor, só o carinho / Só o amor e muitos beijinhos / No calor, no escurinho / Meu amor, meu bem”. Quem não quer simples e descomplicado?

Ficou interessado? Então confere o trabalho dos Irmãos Damas nos links abaixo!

http://damas-3brotherscomics.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/3brotherscomics

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s