Neon Genesis Evangelion #8 – JBC

Título: Neon Genesis Evangelion Edição Especial
Editora: JBC
Volume: 8
Data: Junho/2012
Roteiro/Desenho: Yoshiuki Sadamoto
História original: khara Gainax
Gênero: Mangá
Páginas: 180
Preço de capa: R$ 10,90

Tem início a operação de resgate para salvar Shinji, que havia sido incorporado ao Eva após uma estranha reação da Unidade 1. A operação parecia ter fracassado, com o próprio Shinji se recusando a ser salvo; porém, em seu subconsciente, o garoto estava confrontando Yui, a sua falecida mãe.

Mal o caso havia sido resolvido, foi a vez de Fuyutsuki ser sequestrado pela SEELE. Enquanto negava qualquer colaboração ao “inimigo”, o sub-comandante da NERV relembra seu passado e o encontro com o casal Gendo e Yui Ikari…

Como você ficaria se seu amigo fosse morto indiretamente por você? Yoshiuki Sadamoto dá sua visão desta situação no universo de Neon Genesis Evangelion. Valendo-se de simbolismos, cenários abstratos, flashbacks inexistentes, confronto indireto com o presente, ficamos emocionados e ao mesmo tempo confusos com a situação mental/corporal de Shinji.

Talvez seja difícil analisar tudo o que se passa na mente de Shinji sob a visão de um leigo. Mas um profissional em psicologia deva ser capaz de descrever os estágios mentais que acontecem nos primeiros capítulos deste oitavo volume.

Passado o evento de Shinji, e seu consequente resgate, temos uma interessante visita ao passado, em que o subcomandante Fuyutsuki recorda dos seus tempos de professor de biologia metafísica, e do início do envolvimento entre Yui e Gendo, respectivamente mãe e pai de Shinji.

Vemos também a relação de Gendo com o Segundo Impacto, e o início da fabricação da série Eva. Tudo isso em meio a uma interessante contextualização histórica criada para dar “veracidade” aos fatos fictícios mostrados.

Além de o passado ser um pouco mais explorado, algumas pontas soltas já estão sendo resolvidas. Somado a esses eventos, a teia de conspiração e desconfiança continua tensa, alimentando as duas organizações Seele e Nerv, fazendo uma vítima….

Vale a pena ler? Sim. Se você pegar esta edição, sem nunca ter lido nenhuma outra de Evangelion, com certeza ficará perdido. Caso já venha acompanhando a série, cada volume que passa contribui mais para resolver os mistérios da trama, e para acrescentar suspende nos enredos já existentes.

Música-tema: Yoko Takahashi – Zankoku na Tenshi no Teeze. Essa música é justamente o tema de abertura na série animada baseada no mangá homônimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s