Capas Incríveis #14 – Especial Anos 60

Boas!

No especial de hoje, fiz uma seleção com capas dos anos 1960. Nesta década, os quadrinhos estavam na chamada Era de Prata. Mas o que seria este período tão importante?

A Era de Prata dos quadrinhos foi um período de avanço artístico e de sucesso comercial nas principais HQs americanas, predominantemente no gênero super-herói. Após a Era de Ouro e um período na primeira metade dos anos 1950, a Era de Prata cobre o período de 1956 a 1970, e foi sucedida pelas eras de Bronze e Moderna. Um número importante de escritores e artistas de quadrinhos contribuíram para o início desta era, entre os roteiristas: Stan Lee, Gardner Fox, John Broome, e Robert Kanigher; e os artistas Curt Swan, Jack Kirby, Gil Kane, Steve Ditko, Mike Sekowsky, Gene Colan, Carmine Infantino, John Buscema, e John Romita Sr. Ao final da Era de Prata, uma nova geração de talentos entrou em campo, entre os escritores Denny O’Neil, Gary Friedrich, Roy Thomas, e Archie Goodwin, e entre os desenhistas Neal Adams, Herb Trimpe, Jim Steranko, e Barry Windsor-Smith.

A popularidade e a circulação de quadrinhos de super-heróis caiu após a Segunda Guerra Mundial, e histórias sobre terror, crime e amor pegaram as maiores fatias do mercado. Entretanto, surgiu uma controvérsia que ligava os quadrinhos e a delinquência juvenil, com foco particular em títulos de crime e terror. Em 1954, as editoras implementaram o Comics Code Authority para regular o conteúdo das HQs. No início dessas mudanças, as editoras começaram a apresentar histórias de super-heróis novamente, uma mudança que se iniciou com a introdução de uma nova versão do Flash da DC Comics, em Showcase #4 (outubro/1956). Em resposta a grande demanda, a DC publicou mais títulos como Liga da Justiça da América, que forçou a Marvel Comics a seguir essa iniciativa com Fantastic Four #1. A Era de Prata se tornou um item de colecionador, com uma cópia de Amazing Fantasy #15 (agosto/1962), primeira aparição do Homem-Aranha, sendo vendida a 1,1 milhão de dólares em 2011.

Fonte: Wikipedia

A seguir uma galeria com algumas capas da década de 60.

Star-Spangled War Stories Vol 1 #141 – novembro/1968 – Joe Kubert

Atom and Hawkman Vol 1 #40 – dezembro/1968 – Joe Kubert

Fonte: DC Wiki

Fonte: DC Wiki

Showcase Vol 1 #85 – setembro/1969 – Joe Kubert

Space Family Robinson #33 – abril/1969 – George Wilson

Captain America Vol 1 #111 – março/1969 – Jim Steranko

Iron Man Vol 1 #10 – fevereiro/1969 – George Tuska & Frank Giacoia

Green Lantern Vol 2 #68 – abril/1969 – Gil Kane

Fonte: TV Party

Fonte: TV Party

Betty and Me #16 – setembro/1968

Dúvidas, comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos. Não esqueça de compartilhar com seus amigos o/ Até!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s