Artistas #007 – Will Eisner

Will Eisner (6 de março de 1917 – 3 de janeiro de 2005) foi um escritor, artista e empresário americano. Ele é considerado um dos mais importantes contribuidores para os quadrinhos, e também é conhecido por seu estúdio de animação; por sua altamente influenciadora série The Spirit; pelo uso dos quadrinhos como um meio de instruções; por seu trabalho pioneiro em estabelecer a graphic novel como forma de literatura através do livro Um Contrato com Deus.

A comunidade dos quadrinhos prestou homenagem a Eisner ao criar o Will Eisner Comic Industry Awards, mais conhecido como “os Eisners”, um prêmio de reconhecimento anual pelos feitos no meio das HQs. Eisner participou entusiasticamente na cerimônia de premiação, parabenizando cada participante. Em 1987, com Carl Barks e Jack Kirby, ele foi um dos três membros formadores do Will Eisner Comic Book Hall of Fame.

Em uma carreira que durou entre 70 e 80 anos – do nascimento do gibi ao advento dos quadrinhos digitais – ele realmente foi o “Orson Welles” dos quadrinhos e o “pai” da graphic novel. Ele quebrou os padrões no desenvolvimento da narrativa gráfica e a linguagem das HQs, e foi o criador de The Spirit, John Law, Lady Luck, Mr. Mystic, Uncle Sam, Blackhawk, Sheena e incontáveis outros.

Algumas obras:

  • Um Contrato com Deus (1978)
  • Um Sinal do Espaço (1983)
  • Quadrinhos e Arte Sequencial (1985)
  • O Sonhador (1987)
  • Avenida Dropsie (1995)
  • Assunto de Família (1998)
  • Nova Iorque: A Grande Cidade (2000)

Fontes: Wikipedia EN, Wikipedia BR, Will Eisner

Realmente, é impossível numerar toda a importância de Eisner em um simples post. Isso dá um livro, com certeza. Conheci Will Eisner de uns tempos pra cá, e meu primeiro contato foi com as obras Quadrinhos E Arte Sequencial, e Avenida Dropsie (as quais recomendo muitíssimo), e também pude conferir em 2011 a exposição Espírito Vivo de Will Eisner. Fiquem agora com as imagens selecionadas deste artista. Novamente, é uma tarefa árdua escolher algumas imagens dentre tantas excelentes.

Fonte: Terra Zero

Fonte: Terra Zero

Fonte: Obvious

Fonte: Obvious

Não há música melhor para Eisner do que esta: Frank Sinatra – New York, New York. Se deliciem, nos vemos na próxima 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s