Artistas #001 – Tite Kubo

Nesta seção, vou apresentar alguns artistas interessantes. Não tenho critério, nem preferências, então fiquem tranquilos. Hoje, falarei sobre o artista japonês Tite Kubo que nasceu em 26 dejunho de 1977 (35 anos), e é muito conhecido por seu mangá Bleach.

Ele nunca levou o desenho a sério até seus 17 anos, depois de um ler um mangá dos Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) que o influenciou a se tornar um artista. Seu primeiro trabalho foi “Ultra Unholy Hearted Machine”, escrito para a Weekly Shonen Jump em 1996. Escreveu seu seu primeiro mangá Zombiepowder, publicado na Weekly Shonen Jump em 1999. Teve apenas 27 capítulos e foi cancelado em 2000.

manga_seiya

Saint Seiya – Fonte: Motim

Sua próxima série, Bleach, sobre um estudante colegial que se torna um shinigami (deus da morte) e enfrenta criaturas conhecidas como Hollows, começou na mesma revista em 2001. Kubo inicialmente esperava que a série não duraria mais do que 5 anos. O conceito original da estória foi enviado para a Weekly Shonen Jump logo após o cancelamento de Zombiepowder, mas foi rejeitado. Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, viu a estória e escreveu uma carta de encorajamento a Kubo. Hoje, o mangá tem mais de 500 capítulos, e possui uma adaptação em anime com 366 episódios.  O mangá foi vencedor do Shogakukan Manga Award em 2004.

Sua primeira influência vem do mangá Gegege no Kitaro de Shigeru Mizuki. Tite se lembra de tentar desenhar os personagens, e ele achou seu próprio estilo mais simples do que o de Mizuki.

mizuki

Gegege no Kitaro – Fonte: Drawn

Kubo citou que as influências para os elementos de Bleach vão desde mangás a música, até línguas estrangeiras, arquitetura, e cinema. Ele atribui seu interesse em desenhar o sobrenatural e monstros à obra Gegege no Kitaro, de Shigeru Mizuki, e o foco de Bleach em armas interessantes e cenas de batalha aos Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada.

Fonte: Wikipedia 😉

A seguir, artes e mais artes deste mangaká, que eu acho fantástico. Se eu pudesse, montava uma galeria “infinita” com os desenhos que considero mais relevantes, mas vou deixar este exercício para vocês. E só pra não perder o clima, a música “Tonight, tonight, tonight” do Beat Crusaders, que faz parte da trilha sonora do anime. Até a próxima =) Se gostou, compartilhe com seus amigos.

Anúncios

Uma resposta para “Artistas #001 – Tite Kubo

  1. Pingback: Retrospectiva 2012 | HQ com Música·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s