Lost Canvas Gaiden #1 – JBC

Título: Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas: Gaiden
Editora: JBC
Volume: 1
Data: Agosto/2012
Roteiro: Masami Kurumada
Desenhos: Shiori Teshirogi
Gênero: Mangá
Número de páginas: 190
Preço: R$ 12,90
Origem: Japão

Shiori Teshirogi certamente renovou os Cavaleiros do Zodíaco com a série Lost Canvas. Se fossemos comparar no Ocidente seria o que Chris Claremont fez com os X-Men de Stan Lee. Preservando o universo criado por Kurumada, a mangaká Shiori deu novos tons para a obra Saint Seiya (no original, japonês). Sendo um spin-off autorizado pelo próprio Masami, Lost Canvas narra os acontecimentos da guerra contra Hades anterior aos eventos do mangá clássico.
Este volume lançado pela JBC situa-se dentro do estabelecido por Teshirogi na série Lost Canvas. Lançado em 2011, esta série “Gaiden” irá contar as aventuras solo de cada um dos cavaleiros de ouro, e esta edição traz Albafica de Peixes como a personagem principal.
A mando do Grande Mestre, Peixes parte para a Ilha dos Curandeiros investigar uma estrela maligna que paira sobre ela. Guiado por Pefko, um garoto que é salvo pelo cavaleiro no início da história, Albafica se vê diante de Ruko um curandeiro que se diz capaz de curar qualquer doença com as suas plantas. O cavaleiro de ouro presencia tal “milagre” ao ver uma jovem infectada por uma peste ser salva pelo simples toque de Ruko.
Chocado com a situação e ainda mais por Ruko lembrar muito seu mestre e antigo cavaleiro de ouro de Peixes Rugonis, Albafica inicia a investigação naquela ilha. Com reviravoltas que levam a flashbacks sensacionais, onde vemos Albafica ainda menino treinando com Rugonis, descobrimos que a beleza do cavaleiro de Peixes é também sua maior sina por causa de seu sangue venenoso, o que impede uma interação maior com seus semelhantes.
O modo como Shiori conduz e desenha a história é impressionante. Você começa a ler e só quer parar depois de terminar tudo. Os momentos de calmaria são retratados por traços suaves, enquanto que os momentos de ação e diálogos decisivos têm desenhos fortes com um abuso perfeito de onomatopeias, hachuras e linhas de ação. Vide as páginas durante e após a luta entre o cavaleiro de Hades, Rugonis de Dríade, e o cavaleiro de ouro Albafica de Peixes.
Vale a leitura? Com certeza, este é um “filé” (risos) para os fãs de Cavaleiros do Zodíaco, e merece figurar também na coleção daqueles que admiram os mangás. Shiori dá uma aula de como explorar o universo criado por outro autor, sem que o mesmo perca consistência ao adicionar elementos novos.

Música: Titãs – Flores. Motivo? “As flores têm cheiro de morte / A dor vai fechar esses cortes”. =)

Anúncios

Uma resposta para “Lost Canvas Gaiden #1 – JBC

  1. Pingback: Retrospectiva 2012 | HQ com Música·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s